top of page

NOTÍCIAS

Grupo de pesquisa da UFRPE realiza estudos com óleo que voltou a chegar nas praias de Pernambuco

Desde o último fim de semana, o Grupo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Espectrometria de Massas (Grupo PEM) da UFRPE, coordenado pelo professor Jandyson Santos (Departamento de Química), tem realizado coletas de amostras e estudos de investigação química acerca das recentes ocorrências de aparecimento de material petrolífero nas praias de Pernambuco. Essas amostras coletadas no litoral estão sendo utilizadas em busca de uma caracterização química que aponte se há alguma semelhança química ou não com as amostras de material petrolífero que aportou no estado no ano de 2019.

Desde o ano de 2019, o Grupo PEM tem dedicado esforços na eminência de avançar no entendimento dos impactos ambientais que o derrame do óleo tem causado no litoral de Pernambuco, com estudos em termos de uma caracterização química convencional e avançada de amostras do material petrolífero, como também, no monitoramento dos danos ambientais causados pela exposição do material à flora e fauna presentes nas praias, estuários e rios da região. Atualmente, existem dois projetos em vigência financiados pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), que tem dado frutos científicos, como a recente publicação no Anais da Academia Brasileira de Ciências (DOI 10.1590/0001-3765202120210171) sobre o estudo da composição química dos óleos que aportou no estado em 2019.

Jandyson destaca o pioneirismo do grupo em se credenciar junto à ANP: “O Grupo PEM foi pioneiro em nossa instituição em se credenciar como a primeira unidade de pesquisa junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no ano de 2020 (https://abrir.link/RBUJk), época em que todo o grupo já investigava amostras de óleos e ambientais relacionadas aos derrames do ano de 2019. Agora, com um novo surgimento de óleos, temos ainda mais capacidade técnica e científica de realizar investigações em geoquímica orgânica do petróleo, com a capacidade de responder aos anseios da sociedade em torno de um mais um mistério envolvendo o aparecimento de material associado a cadeia do petróleo em nossa região.”

Grupo PEM credencia a primeira Unidade de Pesquisa da UFRPE junto à ANP

Na data de 15/04/2020 foi publicado no Diário Oficial da União (72; Seção 1; Página 74) o aceite do credenciamento da primeira unidade de pesquisa “Grupo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Espectrometria de Massas - PEM” junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), apresentando como instituição credenciada a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A unidade de pesquisa é coordenada pelo professor Jandyson Machado Santos, do Departamento de Química da UFRPE (DQ/UFRPE), que juntamente com o coordenador substituto, professor Alex Souza Moraes (DQ/UFRPE), a reitora, Maria José de Sena, e o vice-reitor, Marcelo Brito Carneiro Leão, não mediram esforços na execução das etapas necessárias para a consolidação do credenciamento.

“Afirmo que é um marco histórico para a nossa instituição. Trata-se da primeira Unidade de Pesquisa de toda a UFRPE a ser credenciada, significando que, estamos aptos a executar futuros projetos com recursos oriundos da cláusula de PD&I junto à ANP, permitindo a possibilidade da execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento com recursos decorrentes das cláusulas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, presentes nos contratos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural da ANP”, disse o professor Jandyson.

O credenciamento é o reconhecimento formal de que a Instituição atua em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação - PD&I e/ou atividades de ensino, em áreas de relevante interesse para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, e que possui infraestrutura e condições técnicas e operacionais adequadas para seu desempenho. A unidade de pesquisa “Grupo PEM” é composta por uma equipe técnica constituída por alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e técnicos que atuam sob coordenação do professor Jandyson em projetos de pesquisa relacionados ao emprego de técnicas analíticas instrumentais, principalmente a Espectrometria de Massas e Cromatografia, em estudos envolvendo a Química do Petróleo, Forense e Ambiental.

O Grupo PEM possui como o seu maior propósito agregar competências e formar recursos humanos nas áreas de: caracterização química do petróleo dentro do contexto da geoquímica orgânica e estudos em petroleômica; análises de amostras ambientais para identificação e quantificações de marcadores ambientais de contaminação, especialmente os provenientes de petróleo e derivados.

Fonte: http://www.ufrpe.br/br/content/ufrpe-tem-sua-primeira-unidade-de-pesquisa-credenciada-junto-%C3%A0-anp

Grupo PEM aprova projeto de pesquisa em Edital FACEPE com foco em "Estudos de Impactos e Mitigação da Contaminação por Petróleo no Litoral de Pernambuco"

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), divulga o resultado do Edital 22/2019 – Apoio Emergencial para Estudos de Impactos e Mitigação da Contaminação por Petróleo no Litoral de Pernambuco.

O Governo Estadual, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), vem atuando na consolidação de políticas públicas destinadas ao enfrentamento deste problema, que permitam mitigar os efeitos dessa catástrofe ambiental causada pela contaminação do petróleo derramado. Neste sentido, a FACEPE lançou este edital de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com áreas temáticas especificas, buscando principalmente aplicações que minimizem os impactos ambientais e sociais, além de permitir soluções para o enfrentamento do problema. E, aprovou 12 projetos, totalizando o montante de R$ 2.372.049,00 (dois milhões, trezentos e setenta e dois mil e quarenta e nove reais).

 O grupo PEM, coordenado pelo Prof. Jandyson foi contemplado com uma das propostas, com projeto intitulado "AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL DA COSTA LITORÂNEA DE PERNAMBUCO BASEADA NA IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE HIDROCARBONETOS ALIFÁTICOS E POLICÍCLICOS AROMÁTICOS DO PETRÓLEO".

Fonte: http://www.facepe.br/facepe-divulga-o-resultado-do-edital-222019-ppe-contaminacao-por-petroleo/

Notícias: Pesquisa

Inaugurado na UFRPE o Laboratório de Medicamentos, Tecnologias, Energias e Soluções Ambientais (LaMTESA)

Foi inaugurado, na data de 16 de agosto do ano corrente, o Laboratório de Medicamentos, Tecnologias, Energias e Soluções Ambientais (LaMTESA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
A solenidade teve a presença da reitora, Profa. Maria José de Sena; do vice-reitor, Prof. Marcelo Brito Carneiro Leão; da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Profa. Maria Madalena Pessoa Guerra; da coordenadora geral dos programas de pós-graduação stricto sensu, Profa. Ana Lícia Patriota Feliciano; do diretor do departamento de química, Prof. Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino Jr.
O novo laboratório fica sediado no térreo, Bloco 10 do Departamento de Química (DQ) da UFRPE em Recife, local onde foi realizada a solenidade de inauguração.
O espaço visa apoiar e desenvolver as atividades de pesquisa para discentes e docentes, no sentido de fomentar a melhoria da qualidade na formação de recursos humanos na área de Química, a partir do desenvolvimento de projetos que buscam desenvolvimentos científicos e tecnológicos.
O laboratório conta com uma infraestrutura para pesquisa divida em dois espaços, um para o preparo de amostras, soluções e experimentações, o outro para a parte instrumental, onde há instrumentação analítica para análises térmicas, gravimétricas e espectroscópicas.
As atividades de pesquisa vêm sendo realizadas nas áreas de Química Inorgânica e Analítica, principalmente nos seguintes temas: síntese de compostos bioativos, síntese de novos materiais e espectroscopia de lantanídeos, instrumentação analítica, multicomutação em fluxo, química do petróleo, espectrometria de massas e desenvolvimento de soluções ambientais.
O LaMTESA funciona sob a coordenação de equipe formada por cinco docentes do DQ/UFRPE, Prof. Alex Souza Moraes, Prof. André Fernando Lavorante, Prof. Jandyson Machado Santos, Profa. Mônica Freire Belian e Prof. Wagner Eduardo da Silva, que gerenciam e supervisionam as atividades do laboratório, orientando atualmente cerca de 30 alunos, nos níveis de graduação, mestrado e doutorado.

IMG-20190817-WA0050.jpg
Notícias: Pesquisa
Notícias: Pesquisa
bottom of page